Login de Usuário



Home Esportes
Passeios-Guarujá

Locais que vale a pena conhecer


acquamun

 

Acqua Mundo

Aclamado como o maior aquário da América do Sul, expõe em seus 35 tanques e terrários mais de 5.000 animais aquáticos de 200 espécies diferentes. São mais de 1,2 milhão de litros de água dentro de um complexo de lazer que conta com praça de alimentação, loja temática e auditórios para eventos relacionados com o meio ambiente.
Av. Miguel Stéfano, 2001 – Praia da Enseada.

 

Baleias


Armação das Baleias

Localizada próximo ao Ferry Boat Guarujá-Bertioga, foi a primeira indústria de extração e processamento de óleo de baleia, que era destinado à iluminação pública, e teve grande importância econômica nos séculos XVII e XVIII, quando este óleo iluminou São Paulo e o Rio de Janeiro. Dos Tanques, só existem ruínas.

 

Escravos


Capela dos Escravos

Um belíssimo altar localizado próximo à Praia do Perequê. Estima-se que sua construção seja datada do século XVIII, tendo sido restaurada pelo Instituto Histórico Guarujá-Bertioga.

 

feira

 

Feiras de Artesanato

agradável mostra de artesanato e bijouterias, localizadas nos seguintes endereços: Av. Miguel Stéfano com R. Marivaldo Fernandes (início da Enseada); Av. Puglisi com Av. Mal. Deodoro da Fonseca (Praia de Pitangueiras) e Av. Gal. Rondon (próximo Colônia de Férias do BANESPA - Praia das Astúrias).

 

Fortaleza

 

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande (Guarujá)
Está localizada na região sudoeste da ilha de Santo Amaro entre as praias do Góes e Santa Cruz dos Navegantes, às margens do estuário Santista. É um monumento histórico-militar edificado no século XVI durante o domínio espanhol com o objetivo de defender a Vila de Santos de ataques corsários de piratas. São do século XVI as longas muralhas e cortinas de pedras em cantaris, guaritas, portões de acesso, paiol, casamata, plataformas de pedras para canhões. Apesar das infiltrações e da constante ação de depredadores que agem no local, podem tais edificações serem ainda apreciadas.

A capela e a Casa do Comandante foram reconstruídas e modificadas ao longo de mais de 400 anos. A capela até 1742 era a Casa de Pólvora (séc. XVIII).
A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande teve seu tombamento em 1969 pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e em 1981 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAT), órgão do Governo do Estado de São Paulo. Qualquer reforma precisa do aval da entidade.

A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, surgiu num lugar histórico, pois segundo os termos do diário de Pero Lopes, ali ancorou a esquadra colonizadora de Martin Afonso de Souza, em 1532 "antes de entrar na Barra do Rio São Vicente". Essa fortaleza serviu no século XVII como presídio político dos oposicionistas da Coroa Portuguesa e em 1885 foi restaurada.
Foi desativada em 1911 e caiu em completo desuso e suas baterias foram transferidas para a Fortaleza do Itaipú, em Praia Grande.

A partir daí ficou abandonada, voltando a ser ocupada pelo Círculo Militar em 1960, época em que sofreu algumas modificações no piso, por exemplo, cobrindo a pedra com cerâmica. Daí em diante, nada se fez para a preservação desse monumento que foi se deteriorando não pela ação do tempo como também pela ação do homem. O abandono chegou a tanto que seus tijolos foram furtados, comprometendo seriamente um dos arcos de sustentação da fachada da Casa do Comandante da Fortaleza entre outras tantas depredações e invasões. Nessa ocasião (1990), houve no Guarujá uma movimentação da comunidade estudantil no sentido de chamar a atenção das autoridades competentes para com o estado lastimável em que se encontrava o próprio Nacional.

 

 

Ermida


Ermida Santo Antônio de Guaibê

Fica a caminho da Fortaleza de São Felipe. Lá o padre José de Anchieta catequizava os índios e teria escrito o seu famoso poema “Milagre dos Anjos”. Sua data de construção é de 1563 / 65 e sua importância deu-se principalmente em meados do século XVII. Atualmente está num estado avançada de degradação e está fechada à visitação pública.

 

sorocotuba

 

Estação Ecológica de Sorocutuba

Localizada no Mirante do Sorocotuba, entre as praias da Enseada e Pernambuco, também conhecido como mirante Santa Fé, é um local de rara beleza, uma reserva da Mata Atlântica com costeira rochosa, praias desertas (Éden - boa para mergulho - e Sorocutuba), e águas cristalinas que possibilitam que o visitante aprecie a desenvoltura de tartarugas, raias e outros animais marinhos. Possui moradias da década de 40 e alguns bares e restaurantes construídos sobre as rochas da costeira. Seu acesso é através de uma estrada a 1 km do início da Estrada de Pernambuco.

 

Farol

 

Farol da Moela

O mais antigo farol do litoral de São Paulo, inaugurado em 1830, situado na Ilha da Moela, ainda hoje está em plena atividade, sendo um dos mais importantes do país, já que serve de referência para todos os navios que chegam ao Porto de Santos. O Farol pode ser avistado da Praia do Tombo, mas não está aberto à visitação.

 

Barra

 

Fortaleza da Barra Grande

Localizada no estuário de Santos, a obra foi feita em 1584, pelo Governo espanhol que dominava a colônia, após o Tratado de Tordesilhas. Seu último disparo foi dado em 1891 durante a Revolta da Armada. Na revolução Constituicionalista de 1932 serviu como centro de comunicações.

 

felipe


Fortaleza de São Felipe ou São Luiz

Situada de frente para o estuário de Santos, é um dos mais belos monumentos histórico-militar, construída no século XVI pelos espanhóis para defender a Vila de Santos de ataques corsários de piratas.

 

Forte

 

Forte dos Andradas

A Brigada de Artilharia Antiaérea , permite hoje a entrada nas dependências do Forte , onde se pode fazer um maravilhoso passeio ecológico, com acesso aos antigos canhões , túneis que serviam para transportar munição, além de oferecer uma magnífica vista tanto do Guarujá como da baía de Santos. Situado no fim da Praia do Tombo.

 

itapema


Forte do Itapema

Localizado a poucos metros da estação das barcas de Vicente de Carvalho, o Forte do Itapema, ou Vera Cruz de Itapema, ou ainda Santa Cruz de Itapema, é uma das mais antigas edificações do Brasil. Estima-se que foi construído no século XVI com a finalidade de defender o estuário da Vila de Santos. Esta fortaleza possuía um farol que fazia parte da sinalização do estuário da cidade de Santos. Em 1976 foi destruído por um incêndio, e atualmente está sob jurisdição da Alfândega de Santos e fechado à visitação pública.

 

forte-sao-joao


Forte São João da Bertioga

Este forte é o mais antigo do Brasil e ainda conserva características originais. No local, há o pequeno museu quinhentista "João Ramalho", restaurado e mantido pelo Instituto Histórico e Geográfico Guarujá Bertioga.

 

Heureka


Heureka Exploratorium

Parque Temático de Ciência e Tecnologia. O primeiro museu interativo da América da Sul apresenta mais de 130 experiências e invenções. Todas as atividades são acompanhadas por monitores, que vão explicando os fenômenos que ocorrem.
Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 1096 - Praia da Enseada.

 

Mirante


Mirante do Gávea

Localizado no final da Praia das Pitangueiras, no Morro do Maluf, é um belo local para fotografar a Praia das Pitangueiras, Praia da Enseada e parte da Praia das Astúrias. Seu acesso é pela Alameda Floriano Peixoto.

 

costao-tartarugas


Mirante do Morro do Costão das Tartarugas

Mirante de fácil acesso com visão para o Costão das Tartarugas. No local existe o Restaurante Vista Linda, com terraços cobertos e ao ar livre. Acesso fácil pela estrada asfaltada, no final da Av. Miguel Stéfano.

 

morro


Morro do Maluf

Agradável passeio de cujo o topo se tem ampla vista da cidade, localizado entre as praias das Pitangueiras e Enseada.

 

pavilhao


Pavilhão da “Maria Fumaça”

Exposição da antiga locomotiva "Maria-Fumaça" que ligava Vicente de Carvalho e Guarujá, desativada em 1956. A locomotiva, construída nos EUA, foi encomendada junto com a Vila do Guarujá. Na época, era o único meio de transporte regular para as barcas que ligavam a Ilha ao Continente. Localizado na Av. Leomil esquina com Av. Puglisi, na Praia de Pitangueiras.

 

Dumont


Pavilhão do Carro Fúnebre de Santos Dumont

Uma relíquia de 1924, este carro, feito de 70% madeira, foi usado para o transporte do corpo do Pai da Aviação. Todo restaurado, o veículo é rico em detalhes. Localizado na Av. Leomil esquina com Av. Puglisi, em frente ao Pavilhão da Maria Fumaça.

 

Capela Santa Cruz dos Navegantes

Localizada na Praia de Santa Cruz dos Navegantes, junto à entrada da barra, a Capela foi restaurada pelo Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga e pelo Conselho Municipal de Turismo do Guarujá. Em agosto de 1964 reviveu-se a tradicional procissão de barcos em louvor a Nossa Senhora dos Navegantes, sendo celebrada na ocasião a primeira missa totalmente em português no Brasil.

 

Enquete

Deixe sua opinião
 

Visitantes Online

Nós temos 5 visitantes online

Publicidade

Serviços:
GBT Turismo
Viaje pela GBT Turismo, pacotes e preços especiais.
GBT Locadora
Alugue um carro na GBT Locadora, e fique tranquilo.
Guia Brasil Turismo
O maior portal de turismo brasileiro.
Triangulo Produções
Criação e desenvolvimento de logomarcas, folders, flyers, banners, etc.



Fornecido por GBT Solution. Designed by: joomla templates web hosting Valid XHTML and CSS.